quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Tratamento Pedagógico, Ligado ao esporte educação

Planaltina - DF
Quinta feira, 23 de julho de 2009

Proposta: Antecipação da idade para fins de práticas esportivas, educação física para crianças a partir dos quatro anos de idade.
Objetivo: Despertar na criança, pela prática de esportes, a consciência de ser cidadão íntegro, responsável. Diminuir a violência, formar o cidadão do amanhã, desportista, com saúde, bem informado e educado. Com benefício pra toda a sociedade, o poder publico não teria tanto gasto com casas de recuperação juvenis, clinicas, hospitais e projetos existentes, que afirmam tirar crianças das ruas (convênios firmados com secretárias de estado), seria unificado num só programa extensivo a todas as escolas do Distrito Federal, a princípio.
Justificativa: Tenho convicção de que a educação física escolar na rede publica é precária porque a criança inicia-se na Ed física apenas na quinta série do ensino fundamental , com idade entre onze e doze anos quando na realidade crianças entre os quatro a dez anos já fazem exercícios físicos naturalmente em casa, na rua, no recreio escolar, na pracinha e no clube. Nesta faixa de idade dos quatro até os dez anos o interesse da criança em aprender é maior, com isso teremos crianças motivadas em participar de jogos e competições escolares.
Se ao invés de nos preocuparmos com a menor idade penal, não começamos a pensar nesta antecipação educacional que proponho, dando mais oportunidade a esta faixa etária. Com tanta tecnologia e violência juntas nos dá insegurança de soltarmos nossas crianças nas ruas, com isso estão presas dentro de casa, hoje não temos mais tranqüilidade nem nas escolas!
Além de tirar crianças e adolescentes da rua proponho um tratamento pedagógico (esportes praticados por pessoas sob coordenação de ONGs e entidades sociais, escolas publicas e privadas para que seja contemplado um desenvolvimento integral deste publico. É importante conhecer a realidade das crianças e adolescentes para que os projetos sigam na mesma linha e não seja algo isolado dentro do contexto. Tornou-se recorrente dizer que o esporte tira criança da rua, com isso o que observamos são iniciativas que encara o esporte apenas como recreação ou como atração para outros atividades.
Não há um projeto pedagógico ou elemento que caracterize continuidade, é claro que estes aspectos são importantes, mas o esporte pode ser um fenômeno capaz de oferecer muito mais. Vejo também, que a antecipação de atividade esportiva na faixa etária escolar (educação física) traria beneficio na formação do caráter do cidadão do amanhã.
Sei que a maioria das escolas em nossa capital e satélites não foram projetadas para ter esportes, um professor de Ed física determinado a por sua proposta em prática, ao montar o seu plano de aula depara com tanta burocracia que desiste e se acomoda com os seus princípios profissionais, jogando uma bola em um único pátio ali existente, fazendo com que a finalidade seja prorrogada por vários anos a frente, até quando? Se não plantarmos esta semente agora, o que será de nosso futuro com tanta violência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

pesquise aqui